Home Sobre Contato/Anuncie Arquivo

A historia do batom e suas características


1.5.17


 Ontem eu estava organizando minhas maquiagens, tirando das gavetas, bolsas e necessaire, fazendo aquela faxina geral sabe? Foi ai que percebi a quantidade de batom que tenho, sério, quando está tudo bagunçado você não consegue ter a real noção do que você tem, mais experimenta criar vergonha na cara e organizar tudo pra tu ver. (risos)

 Meu marido costuma dizer que sou a louca dos batons. Sabe aquela mania de sair comprando tudo o que vê pela frente ? Pois é, sofro desse mal. (risos)
  Para vocês ter noção eu encontrei alguns que nem fazia ideia que tinha. Sair comprando desesperadamente dá nisso.

 Pois é meus amores, hoje o post fala justamente sobre esse produto tão usado pelas mulheres. Sabemos que ele é o coringa da make, seja ela simples ou mais elaborada. Mais você sabe a história do batom? Algumas características sabemos dizer, afinal o mercado tem um leque de cores disponíveis, diferentes texturas, embalagens, enfim, é uma infinidade de opção. Mas será que naquela época existia tanta opção assim ? E como ele realmente surgiu? Continue lendo e logo suas duvidas serão sanadas. :D

Bom, pode-se dizer que o hábito da pigmentação dos lábios surgiu na antiga Mesopotâmia, onde as egípcias tingiam seus lábios com produtos naturais, como o "polderos" uma raiz avermelhada que ao ser misturada com cera de mel deixava os lábios umidificados e com aspectos saldáveis. Já as mulheres das altas classes usavam um pigmento chamado " Púrpura de Tyr" que nada mais era que uma tinta bastante rara, produzida na cidade Fenícia de Tiro.

A origem do batom
Nefertite 
 Durante vários séculos o uso desse adorno de beleza foi considerado um alto simbolo de sensualidade e más intenções.
 Na Grécia, durante o século II, foi criada uma lei que proibia as mulheres de manter o hábito da pigmentação dos lábios antes do casamento. Muito tempo depois a Inglaterra adotou a mesma lei, proibindo de vez o uso. A explicação para a proibição era simples, as moças que coloriam os lábios tinham um grande poder de sedução, dessa forma conseguiam enganar todos os homem.
 Naquela época apenas as atrizes mais extravagantes e as prostitutas é que faziam uso de pigmentos.

O batom ganhou maior popularidade após o Século XVI, durante o reinado da rainha Elisabeth I. Tonando-se assim um padrão entre as mulheres. O produto que elas usavam para a pigmentação vinha de uma mistura de cera de abelha e tintas vegetais.
O mais engraçado era a forma com que elas se maquiavam. Passavam uma camada bem considerável de creme ou pó, resultando de uma pele bem esbranquiçada e lábios bem vermelhos. Sendo assim, o que mais chamava a atenção nas mulheres era o batom.

Já a fama só veio quando Rhocopis um perfumista francês o batizou de "baton serviteur" que em português significa "bastão servidor". A sua fabricação era feita de massa de talco, óleo de amêndoas, essência de Bergamota e limão. De cor avermelhado o batom era vendido em uma embalagem de papel de seda em formato de bastão. Só após a primeira Guerra Mundial as mulheres deixaram os preconceitos de lado e resolveram aderir de vez a moda.

 A forma sólida teve início na década de 30, porém a receita não sofreu mudanças drásticas, ainda tendo uma base gordurosa, para a facilitação na hora da aplicação.
Com as constantes mudanças na área da cosmetologia o batom deixou de ser apenas um ornamento de beleza e passou a ser também um fator de proteção contra o frio e o calor.

Ufá! É muita história ein mulher? (risos)
Mais ainda tem mais, você sabe todos os tipos de batons que existe?

Não? então vamos lá.

"A textura é essencial na criação de uma make perfeita, é ela que vai dizer a durabilidade e o efeito final do produto. Abaixo eu listei os tipos e as suas especificações."

Batom Cremoso:

   É ideal para fazer a hidratação dos lábios. Quando você sentir que eles estão apresentando sinais de desidratação opte pelo uso desse tipo de batom. A sua aplicação é bem mais fácil por ser cremoso, mas a durabilidade não é tão legal assim. Ao longo do dia você vai precisar ficar retocando. Portanto não esquece de levar na bolsa. Ah, e cuidado na hora de usar, sempre respeite a linha natural da boca para que ele não fique borrado.

A história do batom e suas características

Batom Matte:

   Febre entre a mulherada, o batom matificado possui uma textura mais seca e com baixa hidratação.
O uso dele pode provar ressecamento nos lábios caso você não estabeleça o hábito de hidratá-los.
 Já com relação a durabilidade ele é o campeão de fixação. 

A história do batom e suas características

Batom cintilante:

  O batom cintilante possui partículas de brilho em sua composição. Pode ter um efeito perolado ou até mesmo metalizado, fazendo com que os lábios fiquem sensuais e cintilante.
 Suas principais funções são:  Aumentar a boca, quando passado no centro, dar um ar mais frio a maquiagem.


A história do batom e suas características


Batom acetinado:

  Agregando mais cor aos lábios, o batom acetinado tem um efeito parecido com o gloss, porém sem muito brilho e sem deixar os lábios muito molhado. Com cobertura leve ele é ideal para ser usado no dia a dia.

A história do batom e suas características


Agora que você conheceu um pouquinho sobre esse produto que não vivemos sem, me falem o que acharam. Gostou do post? Deixe seu comentário :D
© Verdade seja Dita / Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger.